terça-feira, 26 de outubro de 2010

No labirinto da latinidade

















Nós aprendemos a pensar com os jesuítas.
Somos todos um pouco vitimas deles,
que tiveram um monopólio da
educação no mundo latino que,
na sua ponta ibérica,
durou alguns séculos a mais que no resto.
No momento em que foi inventado,
o sistema de educação jesuíta não partia de perguntas
nem visava a aquisição de saber.
Era um sistema defensivo que foi criado para sustentar
a qualquer custo uma “verdade revelada”
que era o fundamento ultimo de todo um sistema de poder
e de uma forma de organização da sociedade
que estava ameaçada pelo nascimento da ciência moderna.
Uma técnica de argumentação que fugia,
literalmente como o diabo foge da cruz,
da verificação empírica e da obrigação de confirmar as teorias com fatos,
a novidade mais subversiva
do pensamento moderno nascente que se contrapunha à “revelação”.
Nunca mais nos livramos desse vício de origem.
Esses “soldados de Cristo”, foram a primeira organização
ideológica radical a se estruturar segundo o modelo militar
de hierarquia rígida e obrigação de obediência cega
dentro dela e a criar um padrão sofisticado de proselitismo
e de controle do pensamento alheio que
inspirou todas as que vieram depois,
inclusive as que naufragaram na Europa no final do século 20 cujos
restos ainda sobrevivem no Brasil de hoje.

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13/10/2010

Fernão Lara Mesquita

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