terça-feira, 26 de outubro de 2010

Miami 2011
















Em algum lugar um petista conversando com o outro.

E se FHC...


A epidemia de dengue fosse incontrolável como agora?
E a febre aftosa?
E a febre amarela?
Se faltasse gás?
Se os lucros dos bancos fossem tão vultosos como agora?
Se houvesse tantos acidentes aéreos?
Se houvesse o caos aéreo?
Se o FHC se rebaixasse para o ditador Chaves e para "cocaleiro" Morales?
Se o FHC entregasse de mão beijada, para o facínora do Fidel Castro, um
bilhão de reais do dinheiro pago pelos contribuintes brasileiros?
Se a mulher de FHC pedisse e obtivesse cidadania estrangeira, só para manipular contas bancárias no país escolhido de forma secreta e protegida?
Se o FHC comprasse um avião tão luxuoso?
Se todos os "amigos" do FHC fossem corruptos?
Se o FHC "perdoasse" a dívida de tantos "amiguinhos"?
Se o FHC tivesse um filhinho tão espertinho?
Se as despesas do palácio aumentassem tanto?
Se alguma ministra de FHC nos mandasse relaxar e gozar?
Se a primeira dama não fizesse porra nenhuma, mas tivesse cartão de crédito ilimitado?
Se o FHC aparelhasse o estado com milhares de empregos para os "cumpanhêros"?
Se algum "aspone" do presidente nos mandasse tomar no ... quando caísse algum avião?
Se o FHC declarasse sempre que não sabia de nada?
Se o FHC fosse amiguinho do presidente mais corrupto que o senado já teve?
Se o leite contivesse soda cáustica?
Se algum ministro do FHC declarasse que soda cáustica no leite não faz nenhum mal?
Se o escândalo Erenice fosse na sala ao lado do FHC e ela sua Ministra?

Fonte aqui

The Godfather















Se Dilma for eleita, Lula vai voltar em 2014, confirma Jacques Wagner, governador petista da Bahia, fazendo eco a Sérgio Cabral, governador peemedebista do Rio de Janeiro. É o que está nas manchetes de jornais. O que significa que uma eventual eleição de Dilma Rousseff servirá, tão somente, para que ela faça o que Lula não quis fazer, para não queimar o seu capital político. Como ocupante temporária do cargo, exercendo um mandato tampão e sem pretensões eleitorais, Dilma fará o serviço sujo, deixando a estrada livre para a volta do protótipo de ditador populista. Com Dilma, virão a legalização do aborto, o limite para a propriedade privada, o fim da reintegração de posse, os tribunais compostos pelos movimentos sociais, a censura à imprensa e todas as mudanças constitucionais que se fizerem necessárias para transformar o Brasil em uma Venezuela.



Fonte aqui

A Grande Jogada
















A Verdade da Mentira

x

A mentira da Verdade


"Certa vez a verdade e a mentira foram passear juntas. Passaram perto de um belo lago, e o dia estava quente. A mentira falou à verdade: ‘Venha, vamos nadar juntas, está um dia tão bonito.’ A verdade respondeu: ‘Sim, vamos nadar.’ Ambas se despiram, e a verdade pulou na água antes da mentira; a mentira ficou fora da água, pegou as roupas da verdade e sumiu. Desde então, a mentira anda por aí com as roupas da verdade, mas a verdade é considerada mentira."

No labirinto da latinidade

















Nós aprendemos a pensar com os jesuítas.
Somos todos um pouco vitimas deles,
que tiveram um monopólio da
educação no mundo latino que,
na sua ponta ibérica,
durou alguns séculos a mais que no resto.
No momento em que foi inventado,
o sistema de educação jesuíta não partia de perguntas
nem visava a aquisição de saber.
Era um sistema defensivo que foi criado para sustentar
a qualquer custo uma “verdade revelada”
que era o fundamento ultimo de todo um sistema de poder
e de uma forma de organização da sociedade
que estava ameaçada pelo nascimento da ciência moderna.
Uma técnica de argumentação que fugia,
literalmente como o diabo foge da cruz,
da verificação empírica e da obrigação de confirmar as teorias com fatos,
a novidade mais subversiva
do pensamento moderno nascente que se contrapunha à “revelação”.
Nunca mais nos livramos desse vício de origem.
Esses “soldados de Cristo”, foram a primeira organização
ideológica radical a se estruturar segundo o modelo militar
de hierarquia rígida e obrigação de obediência cega
dentro dela e a criar um padrão sofisticado de proselitismo
e de controle do pensamento alheio que
inspirou todas as que vieram depois,
inclusive as que naufragaram na Europa no final do século 20 cujos
restos ainda sobrevivem no Brasil de hoje.

Matéria aqui

13/10/2010

Fernão Lara Mesquita

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Democracia

















Manifesto em Defesa da Democracia

Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável que militantes partidários tenham convertido órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em valorizar a honestidade.

É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado.

É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.

Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.

Por Reinaldo Azevedo

Para Assinar aqui

domingo, 24 de outubro de 2010

"1984 " ou "2011"?

















"Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”

Os regimes autoritários têm grande preocupação com a linguagem. Não basta apenas calar a divergência: também é preciso submeter a língua a uma torção que inverta o sentido das palavras. George Orwell, no livro “1984, foi ao ponto. Vocês se lembram qual era o lema do “Partido”?
“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”.

Em “Oceania”, a Polícia do Pensamento se encarregava de manter a ordem. Dicionário, por lá, nem pensar: o vocabulário foi escoimado das palavras que pudessem servir à expressão de um pensamento de oposição.

Em “1984, o Ministério do Amor reprimia o desejo, além de torturar os rebeldes; o Ministério da Verdade se encarregava de censurar as más notícias e de criar mentiras a serviço do Partido; o Ministério da Fartura administrava a fome, e o Ministério da Paz conduzia os assuntos da guerra.

Os indivíduos tinham direito a seus “dois minutos de ódio” contra os inimigos em eventos patrocinados pelo Grande Irmão.

O livro é o retrato do horror. Para muitos, no entanto, trata-se de uma promessa de futuro.


POR REINALDO AZEVEDO

sábado, 23 de outubro de 2010

Decadência humana
















Esgoto a céu aberto,
humanos comem lixo,
sem nenhuma perspectiva de vida,
muitos cometem suicídio

-Quem são os culpados?
Eu te respondo:
-São os políticos.

Guerra fria...
no poder legislativo,
eles burlam as leis...
pra seus próprios benefícios.

Olho por olho...
dente por dente...
Decadência humana

Os governantes não se importam
com a fome desta gente.

O desemprego já virou rotina ,
é sapato furado e molhado
esperando o ônibus na esquina...

È assim que você pensa.
olho por olho,
dente por dente,
não é seu sapato...
seu safado presidente.

Doentes em hospitais,
morrem como indigentes,
é porque não são familiares
dos políticos e presidentes.

Crianças estão jogadas
em calçadas e avenidas,
sem um teto, sem escola
pedem esmolas pela vida.

Enquanto tudo isto acontece,
a corja do poder rouba e enriquece,
esquecem que quando morrerem,
levarão somente as vestes.

Doutores das leis
assinem a alforria,
libertem a humanidade da miséria
condenando os governantes por
homicídio e covardia.

Leni Martins
28/11/07

terça-feira, 19 de outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Núbia





















Se
eu cair,
não me levante.
Se
eu chorar,
não me conforte.
Permita
que o
sofrimento
me sacuda
e que a dor
me acorde!

Núbia Araújo Nonato do Amaral

sábado, 18 de setembro de 2010

Pindorama - Ilha de Vera Cruz
















Trilhos,trilhas,tralhas
Ao poder tudo
E ao povo as migalhas

Um gigante adormecido
“Deitado Eternamente Em Berço Esplêndido”


O filósofo e professor francês Claude Lévi-Strauss.
Disse em seu livro "Tristes Trópicos":
Um espírito malicioso definiu a América
como uma terra que passou da barbárie à decadência
sem conhecer a civilização.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Admiravel Neandertal Novo





















Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem à margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem já sente a ferrugem te comer


Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo (in)feliz
E, o o, vida de gado, povo marcado, e, povo (in)feliz



Zé Ramalho



















segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010